Acompanhe nossos projetos
-
Adequação de Registros de Dupla Parentalidade – ADPF 899
A Clínica UERJ Direitos, representando a ABGLT, ingressou com a ADPF 899. A ação exige o fim de expressões que marquem o gênero dos genitores, como “mãe” e “pai”, nos campos destinados à informação sobre filiação dos indivíduos, em razão de seu impacto desproporcional sobre famílias formadas por casais homoafetivos e transafetivos.
-
COVID-19: Suspensão de despejos durante a pandemia – ADPF 828
A Clínica UERJ Direitos, representando o MTST e a Associação Amigos da Luta dos Sem Teto, ingressou como amicus curiae na ADPF nº 828, na luta contra os despejos durante a pandemia de Covid-19.
-
Inconstitucionalidade dos Decretos das Armas – ADI 6.675
A Clínica UERJ Direitos, representando o Instituto Sou da Paz, Conectas e Instituto Alana, ingressou como amicus curiae na ADI nº 6.675 contra os novos Decretos das Armas.
-
COVID-19: Defesa das comunidades quilombolas – ADPF 742
A Clínica UERJ Direitos, representando a EDUCAFRO, ingressou como amicus curiae na ADPF nº 742, pela contenção dos impactos da pandemia de Covid-19 sobre a população quilombola.
-
Igualdade Racial no Judiciário – Reunião Pública CNJ
A Clínica UERJ Direitos participou, no dia 7 de agosto de 2020, da reunião pública realizada pelo Conselho Nacional de Justiça para debater sobre igualdade racial no Poder Judiciário.
-
COVID-19: Contra o Genocídio de Povos Indígenas – ADPF 709
A Clínica UERJ Direitos, atuando ao lado da APIB e de seis partidos políticos de oposição, participa de ação histórica no STF em defesa dos povos indígenas diante da pandemia do novo coronavírus e da inércia do atual Governo Federal.