Acompanhe nossos projetos
-
Legitimidade da Defensoria Pública para apresentar pedido de suspensão de liminar – SL 1696
A Clínica UERJ Direitos, a pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, apresentou parecer sobre a legitimidade da instituição para propor pedido de suspensão de liminar em defesa de grupos sociais vulneráveis. O parecer, assinado pelos advogados Daniel Sarmento, Ademar Borges e Eduardo Adami, teve como pano de fundo a “Operação Escudo” promovida […]
-
Hipervulnerabilidade da população em situação de rua – ADPF 976
A Clínica UERJ Direitos representa o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), o Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR) e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos como amici curiae na ADPF 976, a primeira da história do STF a discutir os direitos da população em situação […]
-
Aborto legal – ADPF 989
A Clínica UERJ Direitos solicitou ingresso como amicus curiae na ADPF 989. A ação questiona ações e omissões estatais que impedem a realização dos casos de aborto já autorizados pelo ordenamento.
-
Adequação de Registros de Dupla Parentalidade – ADPF 899
A Clínica UERJ Direitos, representando a ABGLT, ingressou com a ADPF 899. A ação exige o fim de expressões que marquem o gênero dos genitores, como “mãe” e “pai”, nos campos destinados à informação sobre filiação dos indivíduos, em razão de seu impacto desproporcional sobre famílias formadas por casais homoafetivos e transafetivos.
-
COVID-19: Suspensão de despejos durante a pandemia – ADPF 828
A Clínica UERJ Direitos, representando o MTST e a Associação Amigos da Luta dos Sem Teto, ingressou como amicus curiae na ADPF nº 828, na luta contra os despejos durante a pandemia de Covid-19.
-
Inconstitucionalidade dos Decretos das Armas – ADI 6.675
A Clínica UERJ Direitos, representando o Instituto Sou da Paz, Conectas e Instituto Alana, ingressou como amicus curiae na ADI nº 6.675 contra os novos Decretos das Armas.