Press

02
Jul
2020

29/06/2020 – JOTA – O supremo problema racial

Press

Os membros da Clínica UERJ Direitos, Wallace Corbo e Eduardo Adami, publicaram na última segunda-feira (29/06) o artigo “O supremo problema racial” no Jota.

Vejam um trecho:

“Em um país que, durante uma crise sanitária, precisa-se de uma decisão liminar para que o Estado deixe de matar cidadãos negros nas favelas, crer que o problema do crime de desacato (ou de qualquer outra engrenagem do racismo estrutural) envolve apenas discussões abstratas e puramente teóricas sobre liberdade de expressão e democracia (ainda que relevantes) é atuar com uma miopia incompatível com as promessas emancipatórias da Constituição.

A luta antirracista se desenvolve em todas as instituições e em todos os momentos. Exige dos agentes jurídicos que, antes de procurarem respostas certas, façam as perguntas necessárias.

Especialmente quando se fala em um Supremo Tribunal Federal estrutural e quase absolutamente branco, passou da hora de a Corte abrir sua perspectiva epistemológica e hermenêutica para a questão racial, mesmo e principalmente quando o fator raça não parece evidente em um caso.

Notas de repúdio e retóricas igualitárias são insuficientes quando problemas reais levados à decisão são ignorados porque não há esforço para ver. Discursos bonitos e artigos comprometidos não bastam quando, podendo interferir nas engrenagens do racismo estrutural, agentes institucionais permitam que elas sigam rodando e eternizando os instrumentos que silenciosamente – para quem não quer escutar – perpetuam nossa desigualdade racial sistêmica”

JOTA – O supremo problema racial

Voltar

© 2014 CLÍNICA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS DA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ – RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL

Back to Top